rause blog

Brew Bar Rause apresenta: Chemex

Chemex_Brewing_7_by_mrskupe

Ela foi criada em 1941 por um químico, apareceu em filmes famosos, como em “O Bebê de Rosemary”, e está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. A Chemex é um método de extração de café composto por um jarro de vidro e um filtro de papel grosso e poroso dobrado em cone até formar três camadas responsáveis pela filtragem do café.

Ao ter que atravessar todas essas camadas, duas situações ocorrem: a água demora mais tempo para passar e uma parte dos óleos aromáticos do café é absorvida pelo papel. Na matemática do café, quanto mais tempo o pó fica em contato com a água mais concentrada ficará a bebida e com maior quantidade de cafeína. “Para evitar o amargor, aqui no Rause nós fazemos uma moagem mais grossa do café, o que diminui o tempo de contato com a água e torna a bebida mais leve”, explica o barista Otavio Linhares. O resultado oferecido por essa filtragem tripla é um café limpo, sem resíduo, com um sabor suave.

Para quem gosta de café filtrado e quer conhecer a fundo os métodos de extração utilizados no Rause, vale a pena participar das Oficinas de Cafés Filtrados que acontecem nos finais de semana na cafeteria.

Se você quiser experimentar o café da Chemex, no Brew Bar do Rause você encontra este e outros diversos métodos filtrados. Apareça pra conhecer!

Leia também: 

 .

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments