rause blog

Cava D. Román na Quinta do Sommelier Rause

Todas as quintas-feiras temos o prazer de receber aqui no Rause Café+Vinho, o nosso querido amigo/sommelier/chef Léo Oliveira. Sempre com uma opção de vinho em promoção para uma degustação dirigida. A idéia é provar um aperitivo que combine e um que, digamos, não combine tanto.

Cava D. Román

Em comemoração ao calor intenso que tem feito na capital paranaense nos últimos dias, estaremos oferecendo aos amantes dos vinhos borbulhantes, uma degustação da Cava D. Román Demi Sec.

Perguntas inevitáveis:

1. O que é uma Cava?

Cava é uma Denominação de Origem Controlada, ou seja um D.O.C. Para um espumante ser denominado Cava ele deve, obrigatoriamente ser produzido na Espanha. Não existe Cava francesa, assim como não existe Champagne Espanhola.

A maioria das cavas são produzidas na região da Catalunha e as principais castas utilizadas são Macabeu, parellada e xarello.

2. Demi-Sec?

É uma expressão trazida do francês que significa “meio seco”. Esta classificação se refere à quantidade de açúcar residual no vinho. As possibilidades são, Brut Nature – menos de 2g por litro; Extra Brut – de 3 a 6g por litro; Brut – de 7 a 15g por litro; Demi-Sec – de 16 a 50g de açúcar por litro; e finalmente o Doux – vinhos acima de 50g por litro.

.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments