rause blog

Brew Bar Rause apresenta: French Press

DSC_0067_pq

Ela recebe o nome “French”, mas seus registros são todos italianos. A primeira patente da French Press é de 1929, na Itália, e sua produção em série começou apenas em 1958 dentro de uma fábrica de clarinetes e pelas mãos de outro italiano, Faliero Bondanini. Foi nessa época que a empresa dinamarquesa Bodum conheceu o equipamento e se interessou por sua comercialização. Pelo mundo, ela recebe ainda outros nomes, como caffettiera a stantuffo na Austrália, cafetière à piston na França ou finalmente french press nos Estados Unidos e Canadá.

Composta basicamente por um cilindro de vidro e um êmbolo, a principal característica aromática da French Press é originar uma bebida encorpada. O preparo é simples: escolher a moagem e misturar o pó com a água, deixando em infusão por até 5 minutos. Após esse tempo, é feita a separação dos resíduos sólidos e líquidos ao pressionar o êmbolo até o fundo da jarra. E está pronto o café!

DSC_0098_pq

 

Duas dicas para quem gosta da French Press: achar a moagem certa e cuidar com o tempo de infusão. Se a moagem for muito fina, o café sairá com resíduos na xícara. Já uma moagem mais grossa, pede um maior tempo de infusão para extrair todas as fases sensoriais do café – primeiramente a acidez, seguida pela doçura e amargor. O cuidado está em não prolongar a infusão para evitar o amargor indesejado.

 

 

Se você quiser experimentar o café da French Press, no Brew Bar do Rause você encontra este e outros diversos métodos filtrados. Apareça pra conhecer!

Leia também:

 

 .

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments