rause blog

Chilli picante + vinho rosé: será que dá certo? Dá sim!! Venha provar!

DSC_0026

Qual é a melhor combinação para um mês que pode fazer frio e calor, chuva e sol? Uma taça de um vinho estruturado e ao mesmo tempo leve, acompanhado por um aperitivo de muita personalidade. É por isso que outubro no Rause vai ser de Chilli picante + Casarena 505 Rosé.

A Bodega Casarena já está no Rause há algum tempo e por um bom motivo: ela faz vinhos de excelente qualidade e com preços razoáveis, elogiados até mesmo pelo mega blaster crítico Robert Parker. Localizada na Argentina, na região de Mendonza, a bodega criou a linha 505 para homenagear o endereço da casa que originou os trabalhos da equipe. O 505 Rosé é um “vinho com muitas frutas vermelhas e floral, fresco e com acidez presente, além de uma sutil doçura na boca”, analisa o sommelier Leo Oliveira.

É fresco e floral, mas o ideal é investir numa harmonização bem contrastante. A escolha do sommelier foi reunir o frescor do rosé ao picante da tortilla com chilli de carne – prato que leva feijão, páprica, pimenta, cominho e queijo. Você duvida que dê certo? Venha provar e nos dizer!

A Quinta do Sommelier acontece no Rause Café + Vinho todas as quintas feiras, a partir das seis da tarde, com taça 100 ml + aperitivo por 10 reais. É a chance de experimentar diferentes rótulos, testar o paladar e conhecer gente bacana!

Que tal uma taça de vinho rosé?

Os vinhos rosés ficaram no meio do caminho entre o branco e o tinto. Eles são feitos com as mesmas uvas dos tintos, mas incorporaram uma parte do processo de fabricação dos vinhos brancos. O resultado dessa mistura é uma bebida delicada e que apresenta cor e taninos típicos dos vinhos tintos.

Nas bodegas, os rosés são feitos de dois jeitos: misturando vinho branco ao tinto ou macerando a casca da uva escura no mosto. Para este último processo o cuidado é o controlar o tempo de contato entre a casca e o mosto, deixando-os unidos até a bebida atingir a coloração perfeita. Quando isso acontece, as casas são retiradas do mosto e, então, o processo passa a ser igual ao do branco: o vinho fica descansando em uma cuba de aço inoxidável para ganhar aromas frutados e frescos.

Ficha técnica do vinho:
Nome do vinho: Casarena 5050 Rosé
Produtor: Bodega Casarena
Tipo: Rosé

Elaboração:
Uva: 70% Malbec e 30% Cabernet Franc
Envelhecimento: Tanque de Aço Inoxidável

Terroir:
Região: Mendonza
País: Argentina

Avaliação do Sommelier:
Gustativo: “Vinho com muitas frutas vermelhas e floral, fresco e com acidez presente, além de uma sutil doçura na boca
Harmonização: Chilli picante com tortillas

Serviço:
Quinta do Sommelier, com aperitivo + taça 100 ml por 10 reais
Horário: 18h às 23h
Local: Rause Café + Vinho (Carlos de Carvalho, 696 – Curitiba)
Fone: 3024-0696.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments