rause blog

Menguante Garnacha 2008 entra em ação no Rause Café + Vinho

Foto 1_pq

Com a tarimba da aristocrática família Aragão, chega a Quinta do Sommelier do Rause Café + Vinho um vinho espanhol para coroar o mês de agosto: Menguante Ganacha 2008. Com uma bela lua minguante estampando seu rótulo, o Menguante é um tinto que passou pelo envelhecimento em barrica de carvalho e há quatro anos descansa para garantir uma boa evolução no nosso paladar. “Ele é um vinho frutado com uma acidez impressionante pela idade. Dá uma passada rápida pelo carvalho ganhando uma estrutura sensacional”, analisa o sommelier Leo Oliveira. Para acompanhar esta experiência, o Rause traz um aperitivo de igual corpo: Mini Parmegiana, com tiras de mignon empanadas e cobertas por ragu de tomate e queijo.

O Menguante é elaborado com uma uva muito cultiva na Europa e no Novo Mundo, a Garnacha, conhecida pelo alto nível natural de açúcar em seus grãos e seu amadurecimento rápido. Na Espanha, ela ainda é conhecida como Mazuelo, na Itália é Cannonau e na França torna-se Grenache. Suas características gustativas é que não mudam muito: originam vinhos frutados, com sabores de morango, framboesa, pimenta branca, além de aromas como alecrim e tomilho. Esta safra do Menguante possui ainda um leve toque floral, que lembra violetas e frutas em compota.

E já que falamos sobre a família Aragão, é preciso reforçar a tradição da Bodega Pablo que fabrica o Menguante. Ela está em Cariñena, em uma das áreas de viticultura mais protegida da Europa. A Denominação de Origem foi criada em 1932 e, apesar de estar a 50 Km de Zaragoza, mantém sua produção limitada e com alto controle de qualidade.

Histórias e culturas a parte, está na hora de vir provar este espanhol e nos dizer: Robert Parker, o temido crítico de vinhos, estava certo quando deu 90 pontos a este rótulo???

Ficha técnica do vinho:
Nome do vinho: Menguante Garnacha
Safra: 2008, com potencial de guarda de 10 anos
Produtor: Bodegas Pablo
Tipo: Tinto

Elaboração:
Uva: Garnacha
Envelhecimento: 2 meses em barrica de carvalho

Terroir:
Região: Aragón
País: Espanha

Avaliação do Sommelier:
Gustativo: “Vinho frutado com uma acidez impressionante pela idade. Dá uma passada rápida pelo carvalho ganhando uma estrutura sensacional”.
Harmonização: Mini Parmegiana

Serviço:
Quinta do Sommelier, com aperitivo + taça 100 ml por 10 reais.
Horário: 18h às 23h
Local: Rause Café + Vinho (Carlos de Carvalho, 696 – Curitiba)
Fone: 3024-0696.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments