rause blog

Molho Barbecue para um vinho californiano de Napa Valley

Aperitivo

Abril vem da palavra Aprilis, que em latim significa “abrir”, referenciando o início da germinação das culturas no hemisfério norte. Para os mais poetas, abril é o mês da deusa Vênus – ou Afrodite – que nasceu da espuma do mar, chamada de “abril” em grego antigo. Já em Curitiba, abril é tempo de tirar os casacos do armário e carregá-los como barreira aos ventos gélidos e sorrateiros no final da tarde.

Dias quentes e noites frias são, aliás, o tempo perfeito para o crescimento das uvas Zinfandel, que estreiam no Rause no mês de abril. Originária da Itália, a Zinfandel se tornou marca dos vinhos californianos. A história de sua produção começa com a Corrida do Ouro no país, em 1850, quando produtores começaram seu plantio de forma caseira. Aos poucos a espécie se espalhou por Sonoma e Napa Valley, até que hoje 90% de seu cultivo mundial acontece em território norte-americano.

E o que falar então de Napa Valley, mundialmente conhecida por sua vitória sob os astutos vinhos franceses. No final da década de 70 um de seus vinhos, o Chateau Montelena, conquistou o prêmio de melhor vinho do mundo em uma competição as cegas realizada em Paris – foi um peteleco na cara da sociedade francesa. Este é, inclusive, o pano de fundo do filme O Julgamento de Paris, que deliciosamente nos apresenta as regiões de Sonoma e Napa Valley e o trabalho das vinícolas da região.

No Rause a escolha foi do rótulo Woodbridge (2013), produzido por Robert Mondavi, maior nome do vinho americano e um dos principais responsáveis por colocar Nappa Valley no mapa mundial vitivinícola. O Woodbridge é um Zinfandel bem característico, com notas frutadas, muito sabor de amora e chá e um adocicado que lembra especiarias, finalizado por um toque picante de pimenta no olfato. Na harmonização, o sommelier Leo Oliveira preparou Costelinha ao Molho Barbecue. “A escolha da costelinha se mostra perfeita, pois as especiarias trabalham com a maciez da carne de porco e a pimenta que se mostra no nariz combina com o picante e o defumado do barbecue.”

Vinho, frio, Napa Valley… São inúmeros temas que a taça especial de abril nos apresenta neste mês. Agora é só chegar junto e brindar com a gente!

 

Vinho do mês:

Woodbridge Zinfandel

Produtor: Mondavi

Uva: Zinfandel

País: EUA

Terroir: Napa Valley

Safra: 2013.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments