rause blog

Rause apresenta vinho espanhol + bacalhau para um junho de muito frio!

DSC_0145

É em um solo forrado por pequenas pedras, composto por xisto e carvalho e cercado por pinheiros que nascem as videiras produtoras do vinho apresentado pelo Rause em junho:o Vega Moragona. Vindo da Espanha, da província de Cuenca, o Vega Moragona vai representar uma uva típica deste país, a Tempranillo.

Esta uva é cultivada em quase toda a Espanha e foi assim batizada por amadurecer mais cedo, ou temprano, como dizem os espanhóis. A Espanha, terceiro maior produtor de vinhos do mundo, tem identificação especial com as uvas Tempranillo e muitos sommeliers avaliam que esta casta produz vinhos entre os aromas da Cabernet Sauvignon e da Pinot Noir.

“Um vinho complexo, com certa acidez, sabor de fruta madura lembrando amora são algumas das características deste vinho”, analisa o sommelier Leo Oliveira, responsável por escolher os rótulos do Rause. Como a Tempranillo possui um ciclo mais curto de maturação ela origina um vinho fresco, indicado para bater papo e ser feliz. Para harmonizar Oliveira escolheu uma combinação clássica: Brandade de Bacalhau. O aperitivo é feito com batatas, creme de leite fresco e bacalhau, coberto por azeite de oliva e servido ainda quente.

Para quem gosta de saber mais – O Vega Moragona é produzido pela Sociedade Cooperativa La Magdalena, fundada em 1958 por 60 viticultores. Atualmente são quase 300 sócios que produzem vinhos em mais de 1600 hectares espanhóis. Pode-se dizer que com a criação da Denominação de Origem na região de Ribera del Júcar, em 2003, muita coisa mudou. Além de investimentos em tecnologias de plantio e armazenamento, a produção máxima autorizada é de 9.000 Kg/há para as videiras baixas e 10.000 Kg/há para videiras em treliças.

Ficha técnica do vinho:
Nome do vinho: Vega Moragona
Safra: 2010
Produtor: La Magdalena
Tipo: Tinto

Elaboração:
Uva: Tempranillo
Graduação Alcoólica: 14,5%
Amadurecimento: Barrica de Carvalho Francês

Terroir:
Região:Ribera del Júcar
País: Espanha

Avaliação do Sommelier:
Visual: Rubi intenso
Gustativo: Frutas vermelhas maduras, mineral, baixa acidez.
Harmonização: Brandade de Bacalhau

Serviço:
Quinta do Sommelier, com aperitivo + taça 100 ml por 10 reais.
Horário: 18h às 23h
Local: Rause Café + Vinho (Carlos de Carvalho, 696 – Curitiba)
Fone: 3024-0696.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments